São 24 os grandes juristas cujos nomes vão batizar salas da Faculdade de Direito Projeção

Publicada em 28/07/2011.

São 24 os nomes de Grandes Juristas que vão "batizar" as salas da Faculdade de Direito da unidade de Taguatinga. Escolhidos por eleição realizada entre alunos e professores do curso de Direito a partir de uma lista com 100 nomes elaborada por projeto de pesquisa, as 24 personalidades jurídicas do país serão homenageadas durante o FÓRUM INTERNACIONAL GRANDES JURISTAS, que será realizado de 24 a 26 de agosto na FAPRO-TAGUATINGA. O Portal da Educação Superior Projeção  apresenta abaixo os nomes e a história de cada um dos Grandes Juristas:

Para saber mais: Grandes Juristas

As Faculdades Projeção são uma das poucas instituições do Distrito Federal que tem o privilégio de possuir um prédio inteiramente dedicado ao curso de Direito :  o P2  (Prédio 2), no complexo educacional de Taguatinga.

Essa característica, muito além do aspecto físico e logístico, com uma ambientação adequada  que apresenta condições favoráveis para a valorização da Ciência e  da História , somada a outras medidas acadêmicas, proporciona reconhecimento dos alunos e professores  e um estímulo à dedicação aos estudos.

Nesse contexto, o projeto “Grandes Juristas”   faz uso da vantagem de se ter um ambiente próprio, para se valorizar a História do Direito, resgatando personagens relevantes na História Jurídica Brasileira e sua importância  para a construção do conhecimento jurídico e para edição das leis que resultaram nos procedimentos e  entendimentos  hoje em vigência no ordenamento jurídico do país.

O  projeto “Grandes Juristas”  trabalha intensamente a valorização das personalidades que deram contribuição significativa para a Justiça brasileira; entre juristas, grandes advogados, promotores de justiça, e importantes magistrados, que passarão a estar “presentes” nas salas e corredores da Faculdade  de Direito , resgatando suas idéias, seus argumentos, defesas e pensamentos jurídicos que criaram conceitos, aperfeiçoaram princípios e inauguraram teses vencedoras. A presença permanente  dos “Grandes Juristas” no prédio da Faculdade de Direito Projeção  vai   inspirar, instruir e orientar os passos dos  acadêmicos.

A proposta do  projeto “GRANDES JURISTAS” é   “batizar” cada sala de aula do P2  do complexo educacional de Taguatinga com o nome de um grande jurista brasileiro, homenageando e valorizando sua importância para o Direito Brasileiro, com o destaque de suas contribuições para a Ciência Jurídica.O projeto, além de criar a denominação de cada sala de aula, consiste  na fixação, também na sala, de uma placa  com a imagem do homenageado, e um breve resumo de sua história.
 
Como os nomes foram escolhidos
 
Para viabilizar o projeto, um grupo de pesquisa formado por alunos voluntários e professores  construiu uma lista com 100 nomes de juristas brasileiros,cuja atuação tenha servido como importante contribuição para a Justiça no Brasil. A lista foi dividida em categorias  como ministros dos tribunais superiores, advogados, membros do Ministério Público, magistrados, doutrinadores, legisladores e ministros da Justiça. Em seguida,  alunos , professores e gestores da Faculdade de Direito  Projeção receberam uma cédula onde puderam votar em dois nomes por categoria. A votação resultou numa lista de 24 nomes de juristas homenageados em duas condições: “em memória” ou em atuação no universo jurídico.
 
A homenagem
 
A Faculdade de Direito Projeção fará as homenagens em solenidade especial de descerramento das placas dos  “Grandes Juristas” no  do 24 de agosto, com  a presença de diversas autoridades do Judiciário. Na platéia, alunos, professores, pesquisadores, historiadores e convidados vão acompanhar o evento.
 
Fórum com juristas italianos
 
Fruto de acordo de cooperação internacional firmado com a Universidade de Roma, a Faculdade Projeção de Direito de Taguatinga promove, na sequência das homenagens aos Grandes Juristas no dia 24, um Fórum Internacional com a presença de juristas italianos, que será realizado nos dias 25 e 26 de agosto. Em debate a regulação internacional de marcas em eventos esportivos no contexto da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos que serão disputados no Brasil.

 

Copyright 2017. Maria Berenice Dias

Maria